Endereço

Departamento de Medicina Veterinária
Avenida PH Rolfs, s/nº
Campus Universitário
36571.000 – Viçosa – MG – BR
Tel.: +55 (31) 3899-2317
Fax.: +55 (31) 3899-2314
E-mail: dvt@ufv.br

Extensão

As atividades de extensão do Departamento  Veterinária fundamentam-se nos projetos permanentes do Hospital Veterinário e da Comissão de Extensão do DVT, composta atualmente pelos seguintes professores: Prof. Leandro Abreu da Fonseca (Presidente), Prof. Artur Kanadani Campos, Profa. Brunna Patrícia Almeida da Fonseca e Prof. Evandro Silva Favarato. As atividades se relacionam com a comunidade, através da prestação de serviços. Outros projetos direcionados na capacitação de recursos humanos são desenvolvidos com o oferecimento de cursos extracurriculares, cursos de atualização, palestras para profissionais liberais e profissionais ligados a entidades científicas e de classe, orientação a criadores da microrregião de Viçosa e de outras regiões e participação em atividades desenvolvidas por outros serviços públicos, como campanha de vacinação anti-rábica canina e felina, visando difundir conhecimentos e técnicas na comunidade através de trabalhos científicos e novas técnicas.

Deve-se destacar também o envolvimento dos professores do curso de Medicina Veterinária na Semana do Fazendeiro, evento tradicional da UFV que reúne, anualmente, cerca de dois mil produtores rurais de várias regiões do País. A UFV mantém, há vários anos, convênio com a Nestlé, envolvendo professores, técnicos e estudantes da Universidade na assessoria técnica a produtores rurais da região, os estudantes de veterinária participam das atividades desse convênio. São realizados eventos em parceria com o IMA – Instituto Mineiro de Agropecuária, reconhecidos nacionalmente pela qualidade das programações e palestrantes apresentados. Ainda, são realizados eventos em parceria com órgãos privados como a Exposição de Cães de Viçosa. Também na área de animais de companhia são desenvolvidos projetos de extensão em parceira com a SOVIPA (Sociedade Viçosense de proteção aos animais), abrangendo os projetos de controle de natalidade de Cães e gatos na região de Viçosa.

Os professores do curso, juntamente com os estudantes de graduação e pós-graduação, prestam serviços às comunidades local e regional, através do Hospital Veterinário , atendendo os criadores rurais e os proprietários de pequenos animais e prestando assessoria aos Médicos Veterinários de campo, nas diversas áreas de conhecimento do curso como clínica, cirurgia, patologia, medicina veterinária preventiva, fisiopatologia da reprodução, tecnologia e inspeção de produtos de origem animal, zootecnia e economia rural, dentre outras.

No ambiente do Hospital Veterinário os acadêmicos acompanham os casos reais de clínica e cirurgia. Nos meios de apoio ao diagnóstico em pequenos e grandes animais, também são recebidos estagiários da instituição e de outras faculdades, assim como Médicos Veterinários que buscam atualização, com o objetivo de propiciar condições que favoreça, o desenvolvimento acadêmico, pessoal e profissional.

Na área de Animais Silvestres o Departamento de Veterinária vem desenvolvendo projetos de pesquisa em reprodução assistida, morfofisiologia e anestesia, através de convênio com a Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte e sob o financiamento da Fundação O Boticário de Proteção à Natureza. O Departamento conta ainda, como suporte científico e didático, com uma criação científica de capivaras e um Centro de Triagem de Animais Silvestres. Dentre os animais estudados encontram-se a capivara, lobo guará, onça parda, cateto (porco do mato) e jaguatirica.

 


Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress